Blog
Cresce a atenção com a segurança de dados na automação residencial e IoT
Postado por : Marketing | On : 17/04/2019
Antigamente, quando se queria fazer algo em casa, como abrir uma janela ou mesmo apagar uma lâmpada que foi esquecida acesa, era preciso estar ali para conseguir efetuar esse comando. Porém, isso não é mais necessário hoje em dia, graças aos avanços da tecnologia. As duas áreas que trazem essa possibilidade são a automação residencial e a Internet das Coisas (Internet of Things, ou simplesmente IoT), que se comunicam e permitem que o dia a dia seja mais prático, rápido, produtivo e, é claro, conectado.
São vários os exemplos de aplicação de ambas tecnologias, as quais já estão disponíveis no Brasil, com intensidade limitada, embora o cenário deva evoluir mais rápido do que podemos imaginar e, junto com essa evolução, é esperado que novos padrões e sistemas de segurança também sejam desenvolvidos.
O que é automação residencial e IoT?
A primeira tecnologia permite automatizar uma série de atividades cotidianas, de ligar a máquina de lavar roupas até controlar a temperatura de um refrigerador, enquanto a segunda permite que, literalmente, “coisas” sejam conectadas à internet e, assim, possam enviar e receber informações.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Automação Residencial (Aureside), o mercado de IoT deve crescer 11,35% entre 2014 e 2020 em todo o território global. No Brasil, seu crescimento deve ser ainda mais exponencial, já que a tecnologia está disponível em, aproximadamente, 300 mil casas, o que é um número pequeno.
A parte legislativa para que isso seja possível já está sendo modificada. A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados em Brasília aprovou o texto do projeto de lei 7.656/17, para eliminar a cobrança de vários impostos que incidem sobre tais produtos.
Tal tecnologia pode tornar a vida muito mais fácil, principalmente ao considerar que a sociedade, hoje em dia, precisa de agilidade e praticidade. Ao contar com o celular para acionar um eletrodoméstico, por exemplo, não é mais necessário estar no local para fazê-lo, o que abre novas portas para os usuários e permite que suas rotinas sejam ainda mais inteligentes.
A automação residencial também traz a possibilidade de controlar algumas funcionalidades da casa via aplicativo e centrais inteligentes, que são conectadas por meio de plataformas práticas e que centralizam o acesso e acionamento dos dispositivos.
Importância da segurança dos dados
Estima-se que os chips de IoT custem muito pouco daqui há alguns anos, e é provável que cada eletrodoméstico esteja conectado e captando informações constantemente, o que ressalta a importância da segurança dos dados que serão coletados. Os consumidores precisam estar atentos ao que diz a Lei de Proteção de Dados, sancionada há pouco tempo e responsável por regular o que será feito com as informações coletadas, já que a privacidade dos usuários da tecnologia deve ser respeitada.